Dados Demanda Creches Guaianazes - Jornal Mural - 17.02.202

 

Boa tarde.

 

A Secretaria Municipal de Educação trabalha em diferentes frentes para atender as crianças nos Centro de Educação Infantil. Por meio de convênios e novas unidades a Secretaria Municipal de Educação registrou, de dezembro de 2016 a dezembro 2019, queda de 50,9% na fila de creche na cidade. O distrito de Guaianases atende 160 crianças a mais, no mesmo período, e a fila diminuiu em 64%.

A cidade já conta com 350.460 crianças matriculadas na Rede de Ensino Direta e Conveniada, chegando a menor fila histórica com 9.670 crianças aguardando por vaga, no último balanço da Pasta.

             

Os dados estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação e podem ser consultados através do link: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/card/demanda/.

Números distrito de Guaianases:

CEI Conveniados: 38

CEI (rede direta e indireta): 9

Crianças atendidas: 5.511

Seguem os programas da rede voltados para o atendimento em CEI:

PROGRAMA MAIS CRECHE

O Programa Mais Creche se destina as crianças que não conseguiram atendimento na Rede Municipal de Ensino. A concessão do benefício só ocorrerá de forma provisória e emergencial e nunca ultrapassando o valor de 10% do número de matrículas vigentes no município.

O programa prevê ainda que o pagamento para as escolas não será maior do que o valor per capita destinado para os CEIs parceiros. Também está previsto o acompanhamento dessas instituições de maneira descentralizada, realizado pelas 13 Diretorias de Ensino de São Paulo.

BOLSA PRIMEIRA INFÂNCIA

A Prefeitura de São Paulo iniciou em dezembro o pagamento do programa Bolsa Primeira Infância que destina o benefício mensal de R$ 200,00 para famílias em situação de vulnerabilidade social, com crianças entre 0 e 3 anos que aguardam uma vaga nas creches municipais. Os beneficiários não precisam fazer nenhuma inscrição, eles foram identificados conforme critério anunciado observando o cadastro do CadÚnico e a inscrição por uma vaga em creche ainda não atendida. O benefício será suspenso imediatamente após a disponibilização da vaga. Periodicamente as famílias receberão comunicação da Secretaria Municipal de Educação para comparecerem aos cursos de formação voltados aos cuidados com a primeira infância e para que seja verificada a carteirinha de vacinação das crianças.

 

 

 


ASCOM

SME - Assessoria de Comunicação Social -
( 3396-0353 * ascom@sme.prefeitura.sp.gov.br 
 https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/

 

 

 

 

De: Lucas Veloso [mailto:lucasveloso@agenciamural.org.br]
Enviada em: segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020 15:03
Para: SME - ASCOM; SME - ASCOM; rafael.andreata@sme.prefeitura.sp.gov.br
Assunto: Pauta | Creche em Guaianases

 

Rafael, boa tarde, tudo bem?

 

Conforme falei por telefone, em Guaianases, uma criança de zero a três anos precisa esperar, em média, 18 dias para conseguir vaga em uma creche municipal. O distrito foi o melhor avaliado, entre os outros 96 de São Paulo, segundo dados do Mapa da Desigualdade da Primeira Infância, lançado nesta semana pela Rede Nossa São Paulo e pela Fundação Bernard Van Leer. 

 

Com base nisso, tenho algumas perguntas para incluir em uma matéria na Mural e na TV Band. 

 

1. Em Guaianases, quantas crianças são atendidas pelas creches municipais?

2. Nos últimos anos, que políticas foram implementadas na região que diminuiu a fila das creches?

3. Em quantidade, são quantas creches instaladas no bairro? Dessas, quantas são conveniadas?

 

Meu prazo é hoje, às 18h.

 

Obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segurança e Manutenção CEI - TV Globo - 19.02.2020

Teatros e Programação Cultural CEUs - Agência Mural - 20.02.2020

Interdição EMEF - CBN - 20.02.2020